Web Rádio Adorar







<embed
type="application/x-shockwave-flash"
src="http://streaming16.hstbr.net/static/jwplayer/player_simple.swf"
width="230"
height="24"
allowscriptaccess="always"
allowfullscreen="true"
wmode="transparent"
flashvars="file=http://streaming16.hstbr.net:8040/live?type=.flv&provider=video&autostart=true&skin=http://streaming16.hstbr.net/static/jwplayer/skin.zip"
/>

Translate this Page
CONHECIMENTO
QUAIS OS DICIPULOS MAIS CHEGADOS A JESUS?
PEDRO, PAULO E LUCAS
JOÃO, TIAGO E PEDRO
ELIAS, ENOC E NOÉ
MARCOS, TIMOTEO E JUDAS
GABRIEL, MIGUEL E TOMÉ
DAVI, SAUL E SAMUEL
ABRAÃO, LÓ E ISAAC
BARTIMEU, MOISES E ELIAS
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (319 votos)




ONLINE
3





Partilhe este Site...

http://streaming16.hstbr.net/player/webradioadorar


Meditação
Meditação

Texto Básico: Js 1.1-9

E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

VERSICULO PARA DECORAR

Josué 1:8

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

 

INTRODUÇÃO

Meditar é uma das atividades mais importantes na vida do cristão. Os orientais se dedicam a meditação, eles fazem e já exportam a “Meditação Transcendental”. A imagem do Buda é de alguém em posição de meditação. Nossa meditação como cristãos é diferente, não é este tipo de meditação, mas é MEDITAÇÃO NA PALAVRA DE DEUS.


1 – SIGNIFICADOS DA PALAVRA MEDITAÇÃO

De acordo com o dicionário “Meditação é o ato de meditar.” E meditar quer dizer ponderar, estudar, considerar, pensar sobre. Na Bíblia encontramos o termo com as seguintes acepções:

  • Pensar, considerar (E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam. At 10.19).
  • Considerar (O que eu tenho visto, o guardarei no coração, e vendo-o recebi instrução. Pv 24.32).
  • Pensar (O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más. Pv 15.28)
  • Ponderar (Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo. II Tm 2.7).
  • Esquadrinhar (E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios. Ec 12.9).

 Um sentido mais profundo da palavra meditação é a de “meditar profundamente”, sondar, perscrutar.

Meditação não é simples leitura da Bíblia. É semelhante ao que o boi faz, ele rumina. Nós precisamos ler e estudar a Palavra de Deus, de meditar nela, de firma-la em nossa mente e coração.


2 – POR QUE MEDITAR

A Bíblia nos da muitas razões para meditarmos. Vejamos algumas delas:

  • Devemos meditar porque a Bíblia ensina e ordena que meditemos. Lembremos outra vez que devemos meditar na Palavra de Deus, e não em outras coisas. (Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. I Tm 4.15).
  • Meditar agrada a Deus (Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! Sl 19.17). Podemos imaginar que Jesus meditou, Ele ia para o monte orar constantemente e sozinho, e aí meditava na Palavra de Deus. Pedro e os demais apóstolos meditaram (E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam. At 10.19).
  • A meditação nos faz crescer espiritualmente; ela nos alimenta. (Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. I Tm 4.15).
  • Meditar na Palavra de Deus nos faz bem sucedidos e prósperos (Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Js 1.8).

 

3 – QUANDO MEDITAR

Nós somos convidados a meditar em todos os momentos da nossa vida. Devemos meditar de dia e noite (Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Js 1.8). nas vigílias da noite (Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. Sl 63.6); em ocasiões próprias (E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Dt 6.7).

Mas devemos meditar especialmente em uma hora escolhida, em uma hora definida. Devemos ter um trecho, um versículo, um capitulo, um tema da Palavra de Deus no qual devemos meditar. E continuar meditando durante todo o dia (Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei. Sl 5.3).

 

4 - ONDE MEDITAR

Para uma boa meditação é necessário ter um lugar definido, onde não haja distração. É preciso isolar-se para se concentrar. Não foi sem razão que Jesus disse “Quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás ...” Isaque escolheu meditar no campo, certamente por ser um ligar tranquilo (E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham. Gn 24.63). Pedro meditou no terraço (E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta. At 10.9).

 

5 – RESULTADOS DA MEDITAÇÃO

Como resultado da meditação temos a comunhão com Deus. Ela torna o homem feliz (Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Sl 1.2) e lhe trás um avivamento interior (Esquentou sê-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava se acendeu um fogo; então falei com a minha língua. Sl 39.3). O seu progresso será evidente, manifesto (Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. I Tm 4.15). E, como resultado, teremos cumprido a Palavra de Deus.


6 – AUXÍLIOS E UM ESBOÇO PARA A MEDITAÇÃO

  • Coisas que vão nos ajudar na meditação, pois nos ajudam no estudo da Bíblia : Bíblia (se possível mais de uma versão); lápis ou caneta, papel, dicionário da língua portuguesa, dicionário bíblico e concordância bíblica.
  • Um esboço: O que você deve fazer no seu momento devocional: ler a Palavra de Deus, louvar e adorar; confessar; meditar e interceder.


Este é um esboço para uma hora:

  • Louvor - 10 minutos
  • Ação de graças -  5 minutos
  • Memorização – 5 minutos
  • Meditação – 20 minutos
  • Oração/Intercessão – 20 minutos

 

7 – O QUE FAZER NA ORAÇÃO

  • Purificação. Purificação pela confissão e pela Palavra de Deus.
  • Encher-se do Espírito.
  • Buscar o temor do Senhor.
  • Submissão a Deus e resistência a satanás, luta espiritual (Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tg 4.7)
  • Confiança, agradecer a Deus pelo que Ele ainda vai fazer.
  • Entregar as atividades do dia a Ele (Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. Sl 37.5).
  • Pedir humildade (Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. I Pe 5.5).
  • Interceder, este é o cuidado que devemos ter com nossos irmãos (Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Fl 2.3-4).

 

APLICAÇÃO

  • Coloque em prática esta lição. Escolha um tempo, todos os dias para meditar;
  • Medite em Js 1:8 (Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido), que você deve também decorar. Descubra e aplique a si mesmo:
  • Quem é que ordena meditar;
  • O que é o “Livro da Lei” hoje;
  • Quando você deve meditar na Palavra de Deus? Você esta fazendo isso?
  • Qual é o objetivo imediato desta meditação;
  • Qual é o objetivo mediato (a longo prazo) da meditação;
  • Qual é o beneficio que você teria da meditação?
  • Lembre-se que, meditando você se fortalece na fé.


RESPONDA

1-   Dê três significados da palavra Meditar na Bíblia

 

2 – Diga duas razões por que devemos meditar

 

3 – por que o quarto é um om lugar para se meditar?

 

4 -  É só no quarto que devemos meditar?

 

5 – Cite um exemplo de outro lugar, na Bíblia.


botão

 

Igreja Evangélica Família de Deus

Rua Monte Rei, 390 Planalto

Natal - Rio grande do Norte

 

PROGRAMAÇÃO:

Terças: 19h30 Culto da Palavra

Quintas: 19h30 Culto de oração

Domigos: 19h Culto de louvor e adoração

 

COMO CHEGAR NA FAMÍLIA DE DEUS

Vindo pela BR 101

Vindo pela Prudente de Moraes

Vindo por Cidade Nova

 

FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTICIAS DO SEU ESTADO E DO MUNDO 

 

FOTO TRI  FOTO R7FOTO VEJA FOTO FOLHA   FOTO ODIA  FOTO EPOCA 

 

FOTOS EM DESTAQUE (CULTO DO AMIGO)

FOTO

 

FOTO2

FOTO3

FOTO4